A impotência sexual é determinada pela incapacidade de ter ou manter a ereção do pênis em condições adequadas para um relacionamento sexual.

É bom lembrar que nem sempre este fator determina a impotência. Muitas vezes se trata apenas de uma disfunção provocada por alguma situação aleatória.

As causas da disfunção erétil ou impotência sexual podem ser tanto de ordem psicológicas como orgânicas, muitas pessoas sem saber de que trata já procura fazer uso de um estimulante sexual, antes mesmo de saber se  problema é psicológico. Entretanto os médicos observam que a maioria dos homens que buscam tratamento apresentam os dois fatores, orgânico e psicológico.

A boa notícia é que já se encontra no Brasil o Xtragel que é um estimulante sexual masculino em gel que ajuda a melhorar a ereção, ajuda no aumento do pênis e retarda e ejaculação, vários homens estão usando ele por causa de seu efeito imediato, e principalmente porque não causa efeitos colaterais, porém muitos ainda tem dúvidas se o xtragel funciona, se você também tem essa dúvida eu recomendo que pesquise antes.

A lista de causas é bem extensa, tanto físicas quanto psicológicas. Vamos ver um pouco de cada um.

Causas orgânicas (físicas)

  • Cirurgias como a de próstata, de reto e intestino grosso.
  • Problemas neurológicos como a esclerose múltipla, degeneração dos nervos, lesão de medula.
  • O diabetes, que pode causar lesão dos vasos sanguíneos que são os responsáveis de levar o fluxo sanguíneo até o pênis.
  • Doenças crônicas também podem causar a disfunção.
  • Baixos níveis de hormônios (testosterona por exemplo).
  • Medicamentos podem gerar este efeito colateral. O uso prolongado de medicamentos para doenças crônicas como depressão, pressão arterial são casos frequentes de causadores de impotência.
  • Consumo em excesso de cigarros e bebidas alcoólicas. Além do mal que faz para todo o organismo de um modo geral também pode dificultar a circulação do sangue necessária na região genital para conseguir a ereção.
  • Uso de drogas. Se o fumo e o álcool já são causas pela impotência imaginem as drogas consideradas pesadas como maconha, cocaína e heroína.
  • Neste caso o excesso de peso aumenta o risco de doenças cardiovasculares que dificultam a circulação de sangue. Diminui também a produção de testosterona.

Causas psicológicas

Estudos afirmam que a ocorrência de causas psicológicas como causa de impotência sexual, sejam apenas de 10% dos casos. Mas alguns médicos também afirmam que o estado emocional desempenha papel indispensável no êxito da ereção.

As causas psicólogas mais comuns são a ansiedade e o nervosismo gerados pelo medo do homem de não ter um desempenho satisfatório na ereção, se o problema for esse, nem adianta fazer uso de viagra natural porque não irá resolver, nessa caso tem que procurar um profissional de saúde. Este medo provoca uma produção de adrenalina que diminui a quantidade de sangue que precisa ser levado ao pênis para uma ereção completa.

Outras causas psicológicas que não devem ser descartadas são o stress, depressão, ansiedade e fadiga.